INDICADORES ECONÔMICOS SUPERMERCADOS REGIÃO DE POUSO ALEGRE – 2013/2014

Por Solution Consultoria- 30/06/2015

A Solution Consultoria acompanha desde 2013 alguns supermercados situados no sul de Minas Gerais. Foi realizado um estudo sobre os indicadores econômicos dessas empresas e assim foi possível criar ferramentas de controle que diagnosticaram os comportamentos das margens de contribuição, compras, tributos, despesas, lucratividade e outros.

 

Com o fechamento do ano de 2014 realizamos uma média dos principais indicadores econômicos desses supermercados, vejam:

 

 

 

Legenda

Margem de Contribuição: Representa o percentual que sobra das vendas de mercadorias após deduzir o valor do gasto variável, sendo este composto pelo custo de aquisição mais os impostos incidentes sobre as vendas (PIS/COFINS/ICMS e outros). Tal percentual irá garantir a cobertura do custo fixo e da obtenção do lucro

Despesas c/ Pessoal.Representa o percentual de gastos em relação às vendas, com a realização somente das despesas com pessoal, sendo este indicador composto por salários, horas extras, rescisões, férias, provisão para 13º, encargos trabalhistas e outras.

Lucratividade.Representa o percentual de lucro econômico gerado pelas empresas no período em relação às vendas, esse indicador é considerado após as provisões para imposto de renda e contribuição Social.

Imposto de Renda:Representa o percentual de Imposto de Renda e Contribuição Social pago em relação ao faturamento no Regime do Lucro Real.

 

 

Análise 2014

Inicialmente podemos verificar uma queda na lucratividade dos supermercados de 6,52% para 4,60% (redução 29%).

No final de 2014 iniciando uma crise econômica no Brasil e assim o aumento da inflação, com o aumento dos preços e diminuição do poder de compra do consumidor, alguns supermercados optaram por segurar o repasse desses aumentos ao consumidor (até onde foi possível), resultando assim em uma redução da margem de contribuição de 22,62% para 21,27%.

Os supermercados obtiveram no ano de 2014, um aumento no faturamento de 10,43% em relação a 2013, considerando para esse ano uma inflação de 6,41%, obtemos um aumento real de 4,02%.

Observe também que a folha de pagamento aumentou de 7,82% para 8,84% sobre o faturamento, resultando em um aumento de 11% dessa despesa, em um período que o faturamento teve aumento de apenas 4% (descontando a inflação), assim favorecendo a diminuição da lucratividade do período.

Por fim, com a redução da lucratividade e consequentemente temos também a redução do % Imposto de Renda, que caiu de 2,18% para 1,82% sobre o faturamento, uma vez que esse tributo incide sobre o lucro fiscal da empresa.

 

 

Análise 2013

Os supermercados de pequeno e médio porte, da região de Pouso Alegre, apresentaram em 2013 uma lucratividade superior a de grandes supermercados, o lucro das empresas da região representou em média 6,5% sobre o faturamento em 2013, contra 1,9% dos grandes, conforme pesquisa realizada pela Revista SM com empresas do ramo alimentício com faturamento anual superior 100 milhões.

 

    Fonte: http://www.sm.com.br/Editorias/Negocios/Ranking-2014---Lucro-23125.html

 

No ranking publicado pela revista temos empresas de médio e grande porte que atingiram a uma lucratividade de até 6,5% do faturamento, porém a média apurada na pesquisa para essas empresas foi de apenas 1,9% sobre o faturamento.

A eficiência nos resultados apresentados pelos supermercadistas regionais deve-se a um controle rígido de custos/despesas e investimentos realizados, mais também é resultado da profissionalização da gestão dessas empresas, que nos últimos anos entenderam a necessidades do auxilio de profissionais especializados nas áreas de gestão, tais como: Financeira, Custos, Recursos Humanos, Tributária, Vendas etc.

Entendemos também que o resultado foi mais favorável aos médios e pequenos devido aos supermercados menores conhecerem melhor as preferências de seus clientes, assim oferecendo um atendimento mais focado em suas necessidades.

 

Municípios Bases para a Pesquisa

  • Pouso Alegre;
  • Cambuí;
  • Estiva;
  • Borda da Mata;
  • Santa Rita Sapucaí;
  • Poço Fundo.

 

 

Fonte: www.solutioncontabilidade.com

 

 

**Imagens da Internet